sexta-feira, 29 de julho de 2011

Albert Camus



Amar é...
sorrir por nada e ficar triste sem motivos
é sentir-se só no meio da multidão,
é o ciúme sem sentido,
o desejo de um carinho;
é abraçar com certeza e beijar com vontade,
é passear com a felicidade,
é ser feliz de verdade!

E no meio de um inverno eu finalmente
aprendi que havia dentro de mim
um verão invencível.

"O Homem é a única criatura que se recusa a ser o que é."

Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito.

A vida é a soma das suas escolhas

Revolto-me, logo existo.

Não é o sofrimento das crianças que se torna revoltante em si mesmo, mas sim que nada justifica tal sofrimento.

A verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente.

Já é vender a alma não saber contentá-la.

O homem não é nada em si mesmo. Não passa de uma probabilidade infinita. Mas ele é o responsável infinito dessa probabilidade.

Amar uma pessoa significa querer envelhecer com ela.

A grandeza do homem consiste na sua decisão de ser mais forte que a condição humana.

Vou-lhe dizer um grande segredo, meu caro. Não espere o juízo final. Ele realiza-se todos os dias.

Quando procuro o que há de fundamental em mim, é o gosto da felicidade que eu encontro.

Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.

Não ser amado é falta de sorte, mas não amar é a própria infelicidade.

A imaginação oferece às pessoas consolação por aquilo que não podem ser e humor por aquilo que efectivamente são.

Tenho uma pátria: a língua francesa.

Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro.

O homem tem duas faces: não pode amar ninguém, se não se amar a si próprio.

Não há que ter vergonha de preferir a felicidade

Não há ordem sem justiça.

A criação é a mais eficaz de todas as escolas de paciência e de lucidez.

Toda a infelicidade dos homens nasce da esperança.

Não é nenhuma vergonha ser-se feliz; vergonhoso é ser feliz sozinho.

Se o homem falhar em conciliar a justiça e a liberdade, então falha em tudo.

Antes, a questão era descobrir se a vida precisava de ter algum significado para ser vivida. Agora, ao contrário, ficou evidente que ela será vivida melhor se não tiver significado.

"Um homem é mais homem pelas coisas que silencia do que pelas que diz. Vou silenciar muitas. Sabendo que não há causas vitoriosas, gosto das causas perdidas: elas exigem uma alma inteira, tanto na derrota quanto nas vitórias passageiras. Criar é viver duas vezes... Todos tentam imitar, repetir e recriar sua própria realidade. Sempre acabamos adquirindo o rosto das nossas verdades."

" Abençoados os corações flexiveis;
Pois nunca serão partidos. "

"É-nos impossível saber com segurança se Deus existe ou não existe. Por isso, só nos resta apostar. Se apostarmos que Deus não existe e ele existir, adeus vida eterna, Alô, danação! Se apostarmos que Deus existe e ele não existir, não faz a menor diferença, ficamos num zero a zero metafísico"

O êxito é fácil de obter. O difícil é merecê-lo.

They had thought with some reason that there is no more dreadful punishment then futile and hopeless labor.

Charme é um meio de obter um sim sem fazer uma pergunta clara.

Não caminhe detrás de mim, posso não te guiar. Não ande na minha frente, posso não seguir-te. Simplesmente caminhe ao meu lado e seja meu amigo.

A amizade pode convertir-se em amor. O amor em amizade...nunca.

Nada é mais despreciável que o respeito baseado no medo.

"Não existe pátria para quem desespera e, quanto a mim, sei que o mar me precede e me segue, e minha loucura está sempre pronta. Aqueles que se amam e são separados podem viver sua dor, mas isso não é desespero: eles sabem que o amor existe. Eis porque sofro, de olhos secos, este exílio. Espero ainda. Um dia chega, enfim... "

Mas só há um mundo. A felicidade e o absurdo são dois filhos da mesma terra. São inseparáveis. O erro seria dizer que a felicidade nasce forçosamente da descoberta absurda. Acontece também que o sentimento do absurdo nasça da felicidade. - Acho que tudo está bem-, diz Édipo e essa frase é sagrada. Ressoa no universo altivo e limitado do homem. Ensina que nem tudo está perdido, que nem tudo foi esgotado. Expulsa deste mundo um deus que nele entrara com a insatisfação e o gosto das dores Inúteis. Faz do destino uma questão do homem, que deve ser tratado entre homens. Toda a alegria silenciosa de Sísifo aqui reside. O seu destino pertence-lhe.

Já se disse que as grandes idéias vêm ao mundo mansamente, como pombas. Talvez, então, se ouvirmos com atenção, escutaremos, em meio ao estrépito de impérios e nações, um discreto bater de asas, o suave acordar da vida e da esperança. Alguns dirão que tal esperança, jaz numa nação; outros, num homem. Eu creio, ao contrário, que ela é despertada, revivificada, alimentada por milhões de indivíduos solitários, cujos atos e trabalho, diariamente, negam as fronteiras e as implicações mais cruas da história. Como resultado, brilha por um breve momento a verdade, sempre ameaçada, de que cada e todo homem, sobre a base de seus próprios sofrimentos e alegrias, constrói para todos.

Compreender e sentir são inseparáveis.

Você sabe o que é o encanto? é ouvir um sim como resposta sem ter perguntado nada.

Só conheço uma obrigação: a de amar!

Não se pode viver sem razão.

Sempre acabamos adquirindo o rosto das nossas verdades."

Os tristes têm duas razões para o ser: ignoram ou esperam."

(...) Mesmo sentado num banco dos réus é sempre interessante ouvir falar de nós.

No frio do inverno, finalmente aprendi que dentro de mim existe um insuperável verão.

Aqueles que se amam e são separados podem viver sua dor, mas isso não é desespero: eles sabem que o amor existe.

A primeira coisa que um bom cientista faz quando está diante de uma descoberta importante e tentar provar que ela esta errada."

"Amo ou venero poucas pessoas. Por todo o resto, tenho vergonha de minha indiferença. Mas aqueles que amo, nada jamais conseguirá fazer com que eu deixe de amá-los, nem eu próprio e principalmente nem eles mesmos."

Sem comentários:

Enviar um comentário