quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Encontro com o destino




Certa vez um mercador de Bagdad mandou o seu servo ao mercado comprar provisões. Pouco depois, o servo voltou, branco e a tremer disse: “Mestre, agora mesmo, quando estava no mercado, fui empurrado por uma mulher no meio da multidão e ao virar-me vi que fora a Morte quem me empurrara. Ela olhou-me e fez um gesto ameaçador. Empreste-me... o seu cavalo, vou cavalgar para bem longe desta cidade, a fim de evitar o meu Destino. Irei a Samarra, lá a Morte certamente não me encontrará”.

O mercador emprestou-lhe o seu cavalo. O servo montou, enfiou as esporas nos flancos do animal e, tão rápido quanto este conseguia galopar, partiu. Então o mercador foi até o mercado, viu a Morte no meio da multidão, dirigiu-se a ela e disse: “Porque fizeste um gesto ameaçador para o meu servo, quando o viste pela manhã?

“Não fiz nenhum gesto ameaçador”, respondeu a Morte - “foi uma reacção de pura surpresa. Fiquei espantada ao vê-lo aqui, em Bagdad, já que tenho um encontro marcado com ele esta noite, em Samarra”.

Antigo conto Árabe

Sem comentários:

Enviar um comentário