segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A RAIVA É SAUDÁVEL...



A MULHER DEVE ENFURECER-SE COM CONSCIÊNCIA....


"Houve muita especulação quanto ao facto de uma mulher furiosa ser apavorante no seu poder. No entanto, essa é uma projecção da angústia pessoal do observador, demasiada para que qualquer mulher a suporte.
Na sua psique instintiva, a mulher tem o poder, quando provocada, de se enfurecer com consciência – e isso realmente é algo poderoso.

A raiva é um dos meios inatos de que ela dispõe para começar a criar e a manter o equilíbrio que necessita, tudo o que ela realmente ama. É seu direito e, em certas horas e sob certas circunstâncias, é seu dever moral.

Para as mulheres isso significa que existe a hora para mostrar os dentes, para mostrar a poderosa capacidade de defender o seu território, para dizer ”até aqui nem mais um passo, não passe a responsabilidade adiante, não se intrometa, tenho uma coisa a dizer, tudo isso vai decididamente mudar”.

in "MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS"
CLARISSA PINKOLA ESTES




Muitas pessoas - homens e por vezes, também mulheres, sobretudo as desvibracionadas - confundem a firmeza e a segurança de uma mulher com arrogância e pretensão. Nunca colocam a hipótese de que essa postura possa ser pela sua sabedoria e pela sua verdade, baseadas na sua consciência.

Interessante... sempre tive "ataques de fúria"!
Antes sentia-os como se não pudesse, que não deveria ser assim.
E sempre colocava a culpa no meu signo, Capricórnio.
Mas com o passar dos anos, sinto que a minha raiva está cada vez mais pontual, ela é certeira.
Não fico por ai com ataques mas, quando se precisa de por alguma ordem, quando as coisas vão para um caminho estranho eu viro bicho, literalmente.
Antes recriminava-me mas hoje, sinto um poder profundo nisso.
É o rugido da minha Pantera!
Tanto é que funciona.
Esta é a minha certeza de que o caminho está certo, é a sua funcionalidade.
É como se eu colocasse ordem na "casa", que pode ser na minha casa pessoal ou onde eu estiver.
Calava marido, calo irmãs, calo mãe, calava patrão, calo amiga ou amigo, eu calo e logo surte um efeito harmonizador.
Este "calar" é harmonizador e reflexivo.
Assim eu sinto.
E muitas vezes sinto que fui entendida e ouvida, e não sentem raiva de mim, pelo contrário.
Acho que esta "raiva" é a minha capacidade de me enfurecer com consciência.
E ao ler este excerto deste livro MARAVILHOSO, é ainda mais gratificante.
O bem para mim é sempre funcional , e ele pode ser sim, um ataque bem dado de raiva num momento específico que gere ordem, estabilidade e justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário