quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A necessidade de serem todos boas pessoinhas...



...não podiam criar uma lei que proíba maltratar os animais na indústria avicultura????
Perguntei eu...
Este é um assunto que me anda a dar um nó na cabeça nos últimos tempos...

Responderem-me assim:
A questão não está tanto na lei mas no consumo de carne animal em escala que promove esse tipo de comportamento empresarial. Quando deixarmos de gastar dinheiro para comer nuggets e outros produtos alimentares de origem animal, isso acaba.Só fazem isso porque dá muito dinheiro. E o dinheiro é bem capaz de turvar a ética e a responsabilidade humana com a natureza.

Ainda fiquei com um nó maior...
Eu acho que isto não tem nada a ver com consumo de carne. Na avicultura de corte (ou seja, que produz carne), tanto os machos quanto as fêmeas são criados para serem abatidos. Neste caso específico, estamos a falar da avicultura para consumo de carne e produção industrial de ovos, e mais especificamente, poedeiras leves. Os ovos que consumimos como fonte de proteína de alto valor biológico - não são fertilizados e portanto nunca gerariam pintos.

Interessante também é o que fazem com os bezerros machos na indústria de leite de alto rendimento - que muitos vegetarianos também ainda consomem...
Antigamente eram usados para se fazer terneiros, animais criados somente com leite, em confinamento total, e abatidos com três meses. Na maioria dos países (especialmente da Europa) que proibiram essa prática tradicional, os produtores optam por deixar o novilho morrer de inanição. Sai mais barato....
Grande conquista para os activistas dos direitos dos animais !!!

Alguns críticos perguntam a razão de se melhorar o bem-estar do gado se eles serão mortos para o consumo humano e se o melhor seria simplesmente não matar estes animais.
"Quando me perguntam como posso justificar a matança de animais para o consumo de sua carne, minha resposta é a seguinte: o gado não teria nascido se não os tivéssemos criado com fins alimentícios. Devemos dar a eles uma vida boa e uma morte sem dor", afirmou a americana Temple Grandin.

E quanto mais investigo, mais chego à conclusão que, ambos os vegetarianos e os veganos, não conseguem levar uma vida coerente com aquilo que pregam.
Porquê?
Porque tudo o que consumimos ou usamos no nosso dia a dia, tem algo de animal presente.
E na maioria dos casos, nem temos conhecimento disso...
Ora, no meu entendimento, não vale a pena apregoar para as pessoas serem vegetarianas ou veganas, se depois no decorrer do dia a dia se fazem coisas ou usam coisas com propriedades animais...

Quer queiramos, quer não, os produtores objectivam lucro como qualquer outro. 
Inclusive, a industria de produtos vegetarianos, que é uma industria em crescimento e que visa o lucro. De tal forma que, a produção de soja está a criar graves problemas a nível do solo.
Os bichinhos viram adubo orgânico para alface e tomate depois de triturados...
Isto porque a legislação dos orgânicos (o famoso selo verde), nos países em que isso funciona, tanto os padrões de produção quanto o controle são inexistentes, e existe utilização de farinha de carne e ossos na formulação das rações orgânicas.

Em suma, não tenho qualquer necessidade de me categorizar como pessoa omnívora,vegetariana, vegana, cruvidorista ...porque não é possível, ser coerente diariamente com nenhuma dessas categorias...pelo menos para mim...

Tenho presente em mim, um pouco de todas:
Sou contra o mau trato dos animais, sou contra os animais em cativeiro, espectáculos com animais, acho muito mais saudável uma alimentação à base de fruta e vegetais, visto que é muito importante uma alimentação 80% alcalina e 20% ácida, preocupo-me com a composição química dos produtos que consumo, procuro saber se a empresas que produzem os produtos que consumo se fazem testes em animais...
Mas não sou fundamentalista!
Sou eu própria!
Sem selos na testa!

Para mim, o importante é estar de bem com a minha consciência, e é só!


Sem comentários:

Enviar um comentário