quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

quanto vale uma sombra?



Depois de anos e anos a rabiscar dias de luz, histórias de fadas e frases lindinhas, talvez tenha enfim sentido merecer resgatar à penumbra a minha parte de ser que resistia, com todas as forças, esforços inúteis e muitas dores, a mostrar-se como também é: sombria, tantas vezes montada numa vassoura de bruxa a criar poções venenosas - para si e para os outros -, praguejando contra as injustiças do mundo que denunciam a máscara 'lindinha' com que se enfeita e se defende dos outros.

Garanto-vos que tem sido duro. duríssimo, mesmo!
Mas se é verdade, que 'regra geral, a nossa sombra ganha poder até por volta dos quarenta anos', altura em que 'tem poder suficiente para começar a manifestar-se', tudo chegou para mim na altura em que era certo chegar. E então estou muito grata por ter dado por isso, por mais duro que esteja a ser o processo.

Já aqui disse que tenho sido dependente de uma série de coisas e a relação amorosa foi só uma delas. Nalguns aspectos, serve-me que nem uma luva, a máscara da sedutora.
Mas é duro admitir, sem paliativos, que sou 'perigosa, venenosa, perversa', porque o meu 'ataque está mascarado de amor'.
É reconfortante estar a descobrir que a cura é estar disposta a sentir o vazio e a compreender que aquilo que procuro está aqui, dentro de mim.

(...)

Foi então necessário quarenta e tal anos vividos, olhar para mim de frente, sem filtros. E assim surgiu a traição que mais cruamente doeu, a que nem nunca me passou pela cabeça que fosse possível, a que na minha mente ainda rotulo de 'feia', 'injusta', 'nojenta', 'prepetrada às escondidas', 'mantida em segredo' e... 'dupla'!
E porque a verdade tinha de vir ao de cima, caso contrário não poderia vivê-la, saltou da sombra uma outra mulher que sempre abafei com todas as forças, e que sempre fiz por calar com muita vergonha: a controladora, a que espia a vida dos outros para os apanhar em falta, a 'cusca'.
Aliada a uma outra que é atenta e que apanha aqui e ali as peças de um puzzle, foi fácil montá-lo. Difícil, agora, é conseguir desmontá-lo.
E a primeira premissa a ter em conta - forma gentil de nos apontar caminhos para podermos sair das nossas esquizofrenias -  é que os meus padrões de moralidade e de rectidão não são sempre os mesmos padrões de moralidade e de rectidão por que os outros se regem.
Nem têm de ser. Nem posso fazer nada para que sejam.
Provo isso a mim mesma sempre que o tento, porque entro em guerra.
Se aqui o 'porquê?' é inútil, o 'para quê?' é transformador: para eu ser fiel a mim mesma!
O que significa que o próximo por quem sempre esperei sou eu mesma: numa versão que, a cada instante, pode ser corrigida e melhorada. e me permite ser 'obreira' e criativa a tempo inteiro, porque nunca há-de estar pronta: haverá sempre uma próxima mulher a ser conquistada!


Sim, querido Emídio, 'este crescimento da nossa humanidade irá pedir de nós muito mais do que aquilo que se encontra dentro dos limites da nossa zona de conforto. mas irá garantir a nossa realização plena como seres humanos, seres espirituais e seres completos.'

E por isso, à pergunta 'quanto vale uma sombra?' eu respondo: vale ouro!
Cada sombra que olhamos de frente vale ouro!
Vale bem a dor e o esforço de o escavarmos do fundo das nossas entranhas.
De o resgatarmos, já não mais embaciado pela penumbra, mas brilhando em tudo o que somos.

Inês de Barros Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário