quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A verdade dói...quando dita de forma cruel!


O psicanalista Zimerman, escreveu:
"A verdade sem amor é crueldade, 
e o amor sem verdade é paixão. "

Mas hoje não me apetece pensar na Paixão.
A primeira afirmação parece-me bem mais interessante.
Remete-nos para aquelas situações em que ouvimos uma verdade, mas de mansinho sentimos uma profunda dor, vergonha e raiva contra nós mesmas por não a aceitarmos, com naturalidade.
Essa verdade, deixa-nos desamparadas e desarmadas. 
Se desenvolvemos estas emoções, é porque fomos sujeitas à violência oculta.
E, a razão porque não a aceitamos, é porque a atitude de quem a proferiu não nos teve em conta. Não nos reconheceu.
A verdade só é verdade, sem crueldade, se a conseguirmos entender e suportar, ao ponto de criarmos novas ideias e comportamentos. 
Esta sim, é uma verdade que cura e nos dá liberdade para evoluirmos.

Cristina Simões
Incalculável Imperfeição


Eu nunca entendi porque razão eu, por vezes, tinha de ferir os outros para me fazer ouvir.
Detesto quando sou assim, e quando o faço...para ficar bem na fotografia...fico doente, mesmo doente no sentido literal da palavra.
Este é um dos meus Corpos de Dor, sem dúvida...
É raro acontecer, mas quando acontece é de uma forma impulsiva e impensada da minha parte...
E logo a seguir, quando vejo que fui bruta com as palavras, fico para morrer...

Eu acho que a verdade sem amor, acontece cada vez que criticamos algo, ou alguém, cheios de raiva e/ou desdém, pela falta ou incapacidade do outro, marcando a distância da nossa razão ou superioridade.
Chama-se rebaixar o outro, o que é cruel!

Estou aprendendo...limando as arestas...
Felizmente, depois de ter consciência da minha impulsividade, tenho vindo a enfraquecê-la com o passar dos anos...

Sem comentários:

Enviar um comentário