quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Educação Proibido.Legendas em português do filme completo



Adorei ver este documentário!!!!!

Estudei  numa escola muito conservadora.
Isso quer dizer que aprendi num formato que se centrava na figura do professor, com pouca influência sobre meus interesses.
Nessa época, pensei se a educação precisava ser desta maneira.
E nunca fui com alegria para a escola...muito pelo contrário!

E pensei que eu precisava passar por esse processo para entrar na universidade.
Na minha imaginação, a universidade era totalmente diferente da escola: os universitários gostam de aprender, têm uma grande liberdade dentro do sistema e assistem a palestras inspiradoras e cheias de significado.
Fiquei meio deprimida, pois também na universidade não é assim…
Passado este tempo, descobri um insight: a escola ou a universidade não são responsáveis pela minha educação – eu sou a única que tem a responsabilidade por isso.

Existem escolas democráticas em Portugal, as do Movimento Escola Moderna.
São o futuro do ensino!
Tenho uma admiração imensa pelos professores que seguem este modelo.


Já dizia Paulo Freire: 
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na acção-reflexão.” 
Está na hora de dar palavra aos nossos alunos!

Sem comentários:

Enviar um comentário