sábado, 31 de maio de 2014

Culpa


A culpa é parte da mente egocêntrica; ela não é espiritual.
As religiões a exploram, mas ela nada tem a ver com espiritualidade.
A culpa simplesmente lhe diz que você poderia ter feito diferente.
Trata-se de um sentimento do ego, como se você não fosse impotente,como se tudo estivesse em suas mãos.
A culpa lhe dá uma noção errada de que você é poderoso, de que você é capaz de fazer tudo. A culpa é a sombra do ego: você não podia mudar a situação e está se sentindo culpado a respeito. Se você investigar profundamente, perceberá que você era incapaz, e toda a experiência o ajudará a se tornar menos egocêntrico.

- Osho -


hummm...eu concordo... mas, precisamos analisar cada caso... porque existem aquelas culpas (que vêm carregadas de remorsos) porque a pessoa sabe que poderia ter feito mais, melhor e diferente e, simplesmente se omitiu diante de uma situação... e tem muuuitas assim....

Mas, mesmo nessas situações, naquele momento não pudemos fazer de outra forma(por medo, por fraqueza, por inconsciência, por nossas limitações...).
Não adianta carregar remorsos (ficar a remoer aquilo e sentir-se culpado).
É preciso compreendermo-nos e perdoarmo-nos.
Precisamos aceitar que somos imperfeitos, que erramos, que temos limitações, que muitas vezes somos egoístas, porque ainda não nos libertámos do ego.
Não é ser complacente consigo mesmo, mas ser compreensivo consigo mesmo, compreender as limitações da condição humana.

Eu nunca fui muito dada a culpas...sempre achei que as coisas aconteceram como aconteceram, para eu aprender certas lições, e que só a errar é que aprendemos, que evoluímos.
Mas, a vida pôs-me à prova em 2009.
E por grandes limitações, não consegui salvar a minha Saphira (uma dogue alemã que faleceu com leishmaniose).
Na altura,a culpa foi tão grande que me remoía o espírito.
Foi a única vez que me senti culpada na minha vida.

No entanto, hoje sinto de forma diferente...já tinha de ser assim.
Foi uma altura de Grandes Perdas, a todos os níveis...Uma altura de Grandes Lições!!
Saúde, amigos, bens materiais, emprego, estabilidade financeira e pessoal...entrei numa crise existencial em 2003, quando me divorciei, crise essa que foi evoluindo até 2009,altura em que atingiu o ponto de saturação...mandei tudo pelo ar!
De tudo o que perdi, o que mais me doeu, foi perder o Tyson e a Saphira, ambos com Leishmaniose...e isso, foi o abrir de muita coisa dentro de mim.
Afinal, o que eu pensava que tinha muita importância...não tinha tanta importância assim...

O Passado só serve para o analisarmos, aprendermos com ele e evoluirmos.
Tudo o resto, como dizem os chineses, é guardar nas devidas gavetas, e deixar lá ficar arrumadinho...

Sem comentários:

Enviar um comentário