quarta-feira, 14 de maio de 2014

Festival de Wesak


«Astrologando» - Lua Cheia de Touro, ou como é conhecido: o Festival de Wesak

Nesta quarta-feira 14 de maio de 2014 às 20h15, TMG, horário de Lisboa / Londres, 4 horas menos no Brasil (Brasília), no eixo Touro/Escorpião. Em outras partes do mundo, por exemplo na Tailândia, será no dia 13 maio.

Se estamos a falar de uma Lua Cheia, obviamente que estamos a comentar a oposição entre o Sol e Lua, ambos no grau 23º55', estando o Sol em Touro e a Lua em Escorpião.

Também ocorre aquilo que se conhece mundialmente como «Festival de Wesak».

Em uma conversa astrológica, quando abordamos o eixo Touro / Escorpião [subjetivamente as casas II e VIII], estamos claramente a falar do eixo da posse, dos apegos, dos bens, dos dinheiros [também dos outros], mas sobretudo na enorme dificuldade que poderá representar a nossa 'escolha' em não aceitarmos as coisas como são; representar a nossa 'escolha' de aprendermos o desapego e o soltar; e representar a nossa 'escolha' de deixarmos as coisas irem.

Estou sempre a comentar isto: tudo na nossa vida é uma 'escolha'. A seguir, vivenciamos as consequências dessas escolhas. Se eu não deixo ir, se não pratico o desapego, que me vai acontecer? Ainda hoje repeti em consulta privada: nos tempos de hoje vivemos sobretudo as consequências da 'escolha' sob a forma de inúmeros e pesados pensamentos negativos.

Aparentemente, até nem 'escolho' nada, mas se vivo na energia fatalista de que só há «mal» à minha volta, que me vai acontecer? O que é que atrairei para mim? Todos sabem a resposta, não é? Vou atrair as experiências, fruto de pensamentos negativos. Agora poderia escrever dando 101 exemplos do dia-a-dia. Mas não vale a pena, nem quero isso para mim, pois todos percebemos do que estou a falar.

Como é que encaixo aqui o Festival de Wesak?
Muito simples: na Lua Cheia de Touro [este ano será a 14 de maio de 2014 às 20h15, TMG] é realizada a celebração máxima do Budismo, o Festival [ou feriado] de Wesak, no vale dos Himalaias, na Índia. Wesak ou Vesak, também conhecido como Buda Purnima, é um feriado tradicionalmente observado pelos budistas em diferentes dias e em diferentes regiões do globo, como por exemplo, no Nepal, Sri Lanka, Tibete, Bangladesh, Butão, Índia, Singapura, Vietname, Tailândia, Camboja, Laos, Malásia, Mianmar e Indonésia.
É uma multidão de milhões e milhões de pessoas, praticantes do budismo.
Às vezes, informalmente chamado de "Aniversário de Buda", na verdade esta data comemora o nascimento, a iluminação (Nirvana), e morte (Paranirvana) de Gautama Buda no Theravada ou tradição do sul. Tal como acontece numa boa parte do globo, os calendários usados não são o gregoriano, como acontece no ocidente, mas sim o 'lunar', daí o dizermos com precisão que é na Lua Cheia de Touro que ocorre este Festival. Como no oriente existem diversos calendários [o Hindú, o Budista, o Lunar, o Chinês, etc.], assim como as várias ramificações budistas, quero deixar muito claro que é um feriado [Festival] comemorado em diferentes dias do ano, mas a maioria segue a tradição do calendário lunar que nos informa que ocorre na Lua Cheia de Touro.

A terminar este tema, não tenho como escapar ao assunto, apesar de não pretender ser polémico, mas pode acontecer que o seja, tenho que assumir o meu papel de passar informação, mesmo que esta desgoste muita gente. Porque é que no ocidente [nós, Europa, Américas, Brasil, etc.] enfatizamos tanto a questão de ser um Festival, onde se vê [quem o vê, claro], o Buda no alto da montanha, muito próximo da humanidade a distribuir benesses?
Na verdade, os ocidentais, há cerca de trinta e poucos anos, ávidos de criarem uma nova filosofia espiritual, e porque o budismo tinha entrado em força nas hostes ocidentais, tendo começado a sua campanha em plena Califórnia nos anos 70 do século passado, graças à inteligência do atual Dalai Lama e seus conselheiros, viram uma excelente oportunidade de festejarem com muito fervor, uma data que pudesse ser mitificada e embelezada como o oposto do Natal cristão, como sabemos, no último século muito associado ao consumismo desenfreado. O desejo [egrégora] foi tão intenso que esta tese venceu, de tal maneira que hoje eu próprio dei por mim a aconselhar determinadas pessoas a fazerem uma meditação ou ritual ligados ao Festival de Wesak. O meu ritual é muito simples: uma meditação feliz tendo o meu Buda sorridente, em um altar improvisado, rodeado dos 4 elementos: lamparina acesa ou vela [Fogo], sal [Terra], água [Água] e incenso [Ar].

No que à astrologia diz respeito, esta Lua Cheia fará uma conjunção no céu com Saturno. Sugere a possibilidade de haver algum drama envolvendo a sua casa, pais, filhos, chefes, colegas ou o seu parceiro [no masculino] e poderá ser muito difícil viver as suas emoções, levando a que surjam sentimentos de rejeição e depressão.

Homens e especialmente pais, género masculino representado por Saturno, será a fonte de dificuldades enfrentadas pelo público e as mulheres poderão ser as mais lesadas, pois são regidas pela Lua. Teremos que estar atentos ao mundo, pois algum tipo de violência pode acontecer.

Segundo Jamie Partridge - em 'Astrology King' http://astrologyking.com/ -, a última conjunção próxima numa Lua Cheia com Saturno foi em 1996, a 26 de setembro.
No dia seguinte, os Talibãs, conquistaram o controle político, militar e económico de Kabul, a capital de Afeganistão, com todas as consequências que sabemos ter existido nestes quase 20 anos de guerra nesse país. Só recentemente é que Obama, o presidente americano, decidiu acabar com este estado de sítio, trazendo de volta a casa das centenas de milhares de jovens e menos jovens militares envolvidos nesta situação. Foi uma guerra ideológica e não as guerras habituais sobre finanças ou petróleo. Isto já é dizer muito.

Pessoalmente estou muito expectante em relação à Europa, Rússia e Ucrânia?
Ou será o caso das 'meninas da Nigéria'?
As possibilidades são múltiplas. Apenas, aguardemos e enviemos Luz para essas partes do globo. Estejamos atentos aos acontecimentos desta semana.

Entretanto, deixemos milhões de ocidentais a praticarem aquilo em que acreditam: a fazerem funcionar o Festival de Vesak.


António Rosa


Quanto a mim, senti os efeitos desta Lua cheia em Touro na segunda-feira...a minha mãe, acorda nos EUA às 5h30 da manhã, e telefona-me com uma conversa depressiva, de apego ao que não quer largar, não quer deixar ir, e mais uma vez, ficou bem claro as diferenças abismais que existem entre nós duas.
Fico sempre com uma emoção tão negativa depois de desligar o telefone...desta vez não foi diferente.

Quer que eu seja uma pessoa que eu não sou.
Preocupa-se com o que os outros vão dizer, em relação às minhas decisões.
Compara-me com as minhas colegas de escola do liceu.
Enfim...sofre sem necessidade nenhuma, não me aceita como eu sou, e depois faz chantagem psicológica comigo, como se eu fosse a responsável pelo sofrimento dela.
Desde a minha adolescência que é isto!

Pois, tenho pena que assim seja, mas essa é a realidade dela.
A minha é bem diferente...
E como sempre, não cedo a chantagens...ela já o devia saber...mesmo sendo minha mãe!

Analiso , sinto e intuo...
Só a cada momento posso intuir qual o passo a dar...
Deixo a vida manifestar-se sem o meu controle, sem a minha manipulação instintiva...
Mas para isso, devo ter a liberdade de escolher o que ainda quero para mim, e responsabilizar-me apenas pelo meu bem estar...

Não tenho que provar nada a ninguém ...
Não tenho que prestar contas a ninguém...
Mas sim assumir que só a mim cabe mudar e participar conscientemente na mudança, com responsabilidade sim, mas sem necessidades de provar nada...

Os outros têm a liberdade de nos verem aos olhos que quiserem, mas só a Nós cabe a decisão de polarizar com isso, ou não...
Libertação das necessidades de provar seja o que for , nem a Nós , nem a ninguém...

Na verdade temos tanto por descobrir sobre Nós e todo o sistema de auto punição que ainda nos move e condiciona ao nível do inconsciente...
Depois ficamos irados com a vida, com os outros, ficamos desequilibrados nessa tentativa de provar...
Entramos em conflito , pois não somos capazes ainda de ser autónomos e assumir a nossa paz interior, precisamos que todos estejam de acordo com o nosso sistema de segurança...
Pois eu não...

Libertemos-nos sim, mas com uma única certeza, é que só o conseguimos pela emancipação dos medos, tomar consciência das esferas de controle das emoções instintivas que não queremos criar intimidade na consciência...
Essa entrega será feita, mas o grau de leveza ou dificuldade é escolhido por nós...

Acredito que existe uma força maior que me guia e que só tenho que intuir a acção no momento certo, e não no momento do medo do futuro...
Psicologicamente, esta rendição  dá-nos uma instabilidade interna , uma vertigem de insegurança, é normal...
Deveremos sentir-nos no mais subtil do nosso corpo emocional e entregarmos todos os nossos desejos à vida , mas estarmos atentos e agir com assertividade , segurança e sem dúvidas...
Conexão superior , rendição do instinto inferior ...
Esta é a grande ENTREGA à VIDA...

Deixemos cada um escolher o que quer , mas não nos condicionemos pelas escolhas dos outros...
Pioneiros de uma elevação de consciência que está a iniciar esta etapa de liberdade de SER, ou de vir a SER...
À medida que nos rendemos ao controle, assumimos a nossa força, sem afirmação , mas serenidade com assertividade...
Seres Criativos em expansão...
Criamos um elo consciente com o fluxo da criação, e toda a abundância nos é devolvida...
Não se confundam , com as ilusões distorcidas dos outros...
Sigam a vossa intuição...

E nem com chantagens psicológicas de mãe, eu me desvio do meu Caminho!

Sem comentários:

Enviar um comentário