sexta-feira, 10 de março de 2017

O ÊXTASE





Encontro-me em face desta paisagem feminina
Como uma criança diante do fogo
Sorriso pairante e com lágrimas nos olhos
Perante esta paisagem em que tudo ressoa em mim
Em que espelhos há que se embaciam e outros se iluminam
Reflectindo dois corpos nuis nas fases do tempo uníssonos.

As razões de me perder são imensas
Sobre esta terra sem trilhos e sob este céu sem horizonte
Belos motivos que ontem desconhecia
E que nunca vou esquecer
Belas chaves dos olhares chaves nascendo de si mesmas
Perante esta paisagem onde a natureza é minha

Diante deste fogo primeiro fogo
trave mestra de todos os motivos de encanto
Estrela identificada sobre a terra
E sob o céu que está fora do meu coração e dentro dele
Segundo botão em flor primeira folha verde
Que o mar cobre com suas asas
E o sol no cômputo final de nós provindo

Eu estou perante esta paisagem feminina
Como um ramo deitado ao fogo ardendo.


PAUL ÉLUARD
in, ÚLTIMOS POEMAS DE AMOR




Sem comentários:

Enviar um comentário